Ter dor nas pernas é uma daquelas situações inevitáveis ao longo da vida. Muitas vezes, não passa de um incômodo passageiro após um dia de esforço físico. Contudo, em alguns casos, pode ser um sinal de problemas mais sérios, como questões vasculares.
Nesse sentido, entender as causas e buscar o diagnóstico correto é essencial para evitar complicações. É por isso que preparamos este artigo para que você possa entender quando as dores nas pernas se tornam preocupantes e quais os sinais de causas vasculares para ficar de olho. Continue a leitura e aprenda com a Angioclínica!
Dor nas pernas: o que pode ser?
A dor nas pernas pode surgir em várias situações, como durante uma caminhada, em repouso ou ao deitar. Sua intensidade, frequência e localização variam, podendo ir de um leve desconforto até dores que dificultam atividades diárias. Até mesmo a forma que se manifesta é variada – facada, formigamento, sensação de peso etc.
Vale esclarecer que as dores nas pernas, por si só, não são uma condição médica, mas podem ser um sintoma de uma doença de diferentes origens: problemas neurológicos, musculoesqueléticos ou vasculares. Cada uma dessas causas afeta estruturas específicas, como nervos, músculos, ossos ou vasos sanguíneos. Ou seja, essas dores, em alguns casos, são um sinal de que algo no corpo pode não estar funcionando bem.
Quando a dor nas pernas pode ser um problema vascular?
A dor nas pernas de origem vascular está entre as causas mais preocupantes. Essas dores ocorrem quando o fluxo de sangue é prejudicado nos membros inferiores, fazendo com que as pernas sejam as regiões mais acometidas, mas podendo resultar em doenças venosas como insuficiência venosa crônica, trombose venosa profunda (TVP) e doença arterial periférica.
É comum sentir desconforto nos membros após esforço físico excessivo ou mesmo longos períodos em uma mesma posição. No entanto, se você sente dor persistente, inchaço, dormência ou formigamento nas pernas, é bom ficar em alerta e procurar um médico especialista – especialmente se esses sintomas forem acompanhados de febre, vermelhidão ou sensação de calor na área afetada.
Sinais e sintomas para ficar de olho
Abaixo, separamos alguns sinais preocupantes que podem indicar que a dor nas pernas é por causas vasculares e requer atenção médica:
- Inchaço visível: uma perna inchada pode ser um sinal de TVP ou insuficiência venosa;
- Alterações na pele: vermelhidão, calor, palidez ou sensação de frieza na perna afetada são sinais de alerta;
- Intensidade da dor: dor extrema ou que dificulte as atividades diárias precisa ser avaliada;
- Dormência e formigamento: sensação de dormência ou fraqueza pode ser um indício de obstrução do fluxo sanguíneo;
- Sintomas adicionais: febre, confusão, falta de ar, dor no peito ou sudorese intensa associadas à dor nas pernas requerem atendimento de emergência.
Causas vasculares de dores nas pernas
As causas vasculares que levam à dor nas pernas estão associadas a condições que prejudicam o fluxo venoso nos membros inferiores. Falaremos um pouco mais sobre elas a seguir.
Insuficiência venosa crônica
A condição ocorre quando as válvulas das veias não funcionam corretamente, dificultando o retorno do sangue ao coração. Isso causa acúmulo de sangue nas pernas, que resultam em varizes, microvarizes e vasinhos.
As varizes são, portanto, uma manifestação comum da insuficiência venosa, caracterizadas por veias dilatadas e visíveis na pele. Junto com a dor na perna, este problema venoso vem acompanhado de outros sintomas como sensação de peso, queimação, formigamento, câimbras e inchaço, e até levar a úlceras varicosas em casos mais graves. Vale dizer que fatores como predisposição genética, idade, gravidez, obesidade e sedentarismo aumentam os riscos desta condição.
Trombose venosa profunda (TVP)
A trombose venosa profunda é causada pela formação de coágulos no sistema venoso profundo, afetando os membros inferiores por conta da obstrução do fluxo sanguíneo nas veias profundas. Esse quadro provoca dor intensa, inchaço e sensação de calor na área afetada.
Em casos graves, o coágulo pode se desprender, percorrer as veias e seguir até os pulmões, causando uma embolia pulmonar, que pode ser fatal. Por isso, sintomas como dor no peito, falta de ar, pulsação e respiração rápida associados à dor nas pernas exigem alerta e recorrência a um atendimento médico com urgência.
Doença arterial periférica
A condição ocorre quando há obstrução nas artérias que irrigam as pernas devido ao acúmulo de placas de gordura em suas paredes, que geram seu endurecimento e estreitamento. Isso reduz o fluxo de sangue, causando dores nas pernas e nos pés e cãibras musculares.
Esses incômodos podem surgir ao caminhar ou mesmo em repouso, como as cãibras noturnas. A doença arterial periférica é uma das formas de aterosclerose, que está envolvida nas causas de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
Diagnosticando as causas de dor nas pernas e tratamentos
O diagnóstico da dor nas pernas de origem vascular começa com uma avaliação clínica detalhada e exames complementares, como o Eco-Doppler, que é totalmente indolor e se assemelha a uma ultrassonografia.
A doença vascular não aparece de repente e tende a se agravar. A dor nas pernas pode ser apenas um sinal de uma condição que pode piorar, por isso, quanto mais cedo for detectada a causa, melhores serão os resultados dos tratamentos para reduzir os riscos dos problemas vasculares.
O tratamento vai depender da causa identificada. Para condições como a insuficiência venosa, as opções incluem desde a cirurgia convencional de varizes até procedimentos minimamente invasivos, como radiofrequências, laser transdérmico e escleroterapias. Já em casos de TVP, há a indicação de anticoagulantes para evitar complicações como a embolia pulmonar. Em casos graves de problemas vasculares, pode ser necessária a cirurgia vascular.
Conte com a Angioclínica para identificar a causa das dores nas suas pernas!
Se você apresenta dores persistentes nas pernas ou sinais de alerta, como inchaço ou vermelhidão, não ignore. Agende uma consulta na Angioclínica e receba um diagnóstico preciso e tratamentos personalizados para cuidar da sua saúde vascular. Estamos aqui para ajudar você a recuperar sua qualidade de vida!