(48) 3222-9255

(48) 98436-0532

angioclinica

Filtro de Veia Cava

Um filtro de veia cava inferior é um método para ajudar a prevenir a embolia pulmonar. Nos casos em que existe trombose venosa profunda dos membros inferiores e fatores impeditivos para anticoagulação terapêutica, pode ser necessário a utilização de um meio que previna o deslocamento dos trombos das pernas para a região do pulmão.

A veia cava inferior é a principal veia que traz sangue pobre em oxigênio da parte inferior do corpo de volta ao coração. O coração bombeia o sangue para os pulmões para coletar oxigênio.

O filtro de veia cava é um dispositivo pequeno e fino. Quando o filtro é colocado, o sangue flui além do filtro. O filtro de veia cava capta coágulos sanguíneos e impede que eles se movam para o coração e os pulmões. Isso ajuda a prevenir uma embolia pulmonar, que pode ser fatal. Existem indicações para o implante e um cirurgião vascular consegue realizar o procedimento, na maioria das vezes, com anestesia local e utilização de equipamentos de intensificação de imagem (embora em alguns casos, também possa ser colocado com auxílio apenas de ultrassonografia).

O filtro é colocado através de uma pequena incisão em uma veia na virilha ou no pescoço e um tubo fino e flexível (cateter) é inserido nessa veia. O cateter é então movido suavemente. Um filtro colapsado é enviado com o cateter. O filtro é deixado no lugar e o cateter é removido. O filtro então se expande e se anexa às paredes da veia cava. Pode ser deixado no lugar permanentemente. Em alguns casos, pode ser removido após um período de tempo (a maioria dos filtros possui uma espécie de gancho na extremidade, que permite a captura). Os filtros modernos são compatíveis com o exame de ressonância magnética.

Abrir WhatsApp
💬 Agende sua Consulta
Olá 👋
Agende sua consulta aqui!